CLÍNICA ODONTOLÓGICA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS CUSTOS

Uma área da odontologia que merece a atenção dos profissionais é a gestão de consultório. Afinal, muitos pretendem administrar uma clínica particular depois da formação, mas acabam se deparando com dificuldades, como os custos que uma clínica odontológica demanda.

É importante saber que as despesas de uma clínica odontológica vão muito além do aluguel e da remuneração dos funcionários. Por isso, detalhar quais serão esses gastos é fundamental para uma gestão de qualidade e sucesso.

Quer saber quais são os principais custos que uma clínica odontológica possui? Confira a seguir e saiba mais sobre o assunto!

Materiais impressos e de escritório

Como toda outra clínica, o consultório odontológico também demanda gastos com materiais de escritório, como receituários, fichas cadastrais, sala de espera, recepção, além da montagem do espaço.

MOBILIÁRIO

Durante o planejamento do seu consultório, é importante escolher os móveis para receber os futuros pacientes de forma confortável e acolhedora. Nesse sentido, é importante considerar também o bem-estar dos funcionários da clínica, bem como a segurança e a higiene.

Para isso, a  Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina algumas regras para esses ambientes. Por isso, antes de escolher a mobília, é essencial verificar quais são as normas obrigatórias para esse tipo de clínica, já que também estamos falando da área da saúde.

 

EQUIPAMENTOS E APARELHOS

Apesar de existirem diversos modelos, os equipamentos e aparelhos de odontologia são os principais pontos que você deverá atentar. Com custo elevado e essencial para um atendimento, os itens como a cadeira de atendimento e os materiais de dentários em si devem ser pesquisados com atenção e não poderão ser deixados de lado.

Eles podem alterar, devido à variedade de opções que existe no mercado dos itens, mas devem ser considerados como um gasto essencial na hora da montagem de uma clínica. Afinal, eles serão os seus instrumentos de atendimento.

Um ponto positivo é que esse tipo de custo, depois de ser pago, geralmente não demanda gastos extras fixos. Você deve reservar apenas o valor de manutenção e possíveis emergências, de maneira que poderá ser considerado um investimento para a clínica.

SERVIÇOS DO PROTÉTICO

Esse quesito pode variar de acordo com o seu tipo de clínica odontológica. No entanto, se você pretende oferecer serviço de prótese, um dos principais custos é a compra de aparelhos e itens de serviços dentários e de prótese, que devem ser inseridos em um ambiente adequado e custam um valor elevado.

O valor da despesa irá variar de acordo com o modelo escolhido e quantidade que será necessária de uso. Por exemplo: você colocará apenas um especialista de cada área odontológica ou terá mais de um por sala ou dia.

DESPESAS PESSOAIS E EMPRESARIAIS

Fora esses custos necessários, há também os gastos com a administração e manutenção da clínica, como aluguel do imóvel, impostos, contribuições obrigatórias a órgãos de classe (CRO, Associação e Sindicato), além das contas do ambiente (internet, energia, entre outras).

Reservar um valor também para os ajustes e reservas de emergência pode ser uma atitude antecipada que garante um bom planejamento para não ter sustos e perrengues ao longo da gestão.

Depois de conferir este post, analise como será o funcionamento da sua clínica odontológica e calcule quais serão os seus gastos fixos e os principais custos que você terá que arcar.

E saiba que a Record possui o ambiente perfeito para você abrir o seu consultório, o Harmony Farol! Para saber mais sobre o empreendimento, entre em contato conosco agora mesmo!

Veja mais

Como um condomínio de casas à beira- mar pode transformar sua rotina

Você já parou para imaginar a sensação de acordar todas as manhãs e, ao abrir a porta, dar de cara […]

Qualidade, Inovação e Sustentabilidade: os detalhes que nos diferenciam

Na Construtora Record, nossa missão vai além de simplesmente construir edifícios,  temos o compromisso de elevar o padrão de moradia […]

Litoral Norte de Maceió: por que essa região está crescendo tanto?

Nos últimos anos, o Litoral Norte de Maceió experimentou um crescimento significativo, impulsionado por investimentos públicos e privados. A conclusão […]

Receba nossas novidades

Participe da comunidade e receba uma seleção com os nossos
melhores conteúdos sobre design, arquitetura, comportamento
e o mercado de imóveis em Maceió.