Iluminação: a importância de escolher a luz certa no design do seu lar

Você sabia que a escolha correta da luz pode transformar completamente um ambiente? 

Em um imóvel, a escolha das luzes e a forma estratégica  de usá-las pode fazer toda a diferença, realçando suas melhores características, e até mesmo influenciando o bem-estar dos moradores.

Se você quer saber como ter uma casa aconchegante e bem iluminada, continue a leitura e veja as dicas que preparamos para você.

Tipos de iluminação e suas funções

Existem três tipos principais de iluminação que devem ser considerados no design de interiores, são elas:

Iluminação geral: é a iluminação principal do ambiente, destinada a iluminar todo o espaço de forma uniforme.

Iluminação de tarefa: é usada para fornecer luz adicional em áreas onde atividades específicas são realizadas, como leitura, culinária ou trabalho. Abajures de mesa e luminárias de bancada são exemplos comuns.

Iluminação de destaque: Spots direcionáveis e fitas de LED são frequentemente usados para realçar objetos ou áreas específicas, como obras de arte, plantas ou detalhes arquitetônicos. 

Temperatura da cor da luz

Luz quente, luz fria e luz neutra, nem todo mundo sabe exatamente o que eles significam e quando é mais adequado usar cada tipo de luz. A temperatura da cor da luz pode  influenciar significativamente o ambiente e as sensações que ele causará. 

Entenda melhor:

Luz quente, conhecida como amarelada,  semelhante à luz emitida por velas ou lâmpadas incandescentes, cria um ambiente receptivo e agradável, ideal para salas de estar e quartos. 

Luz fria, refere-se a uma tonalidade de luz que geralmente é percebida como branco-azulada, semelhante à luz natural do dia ou à luz emitida por lâmpadas de LED ou fluorescentes. Ela estimula a concentração e pode ser usada em escritórios e áreas de trabalho.

Já a luz neutra proporciona uma iluminação mais equilibrada, ficando entre a quente e  fria.  É adequada para a maioria das atividades diárias, como leitura, escrita, trabalho no computador e outros tipos de tarefas que exigem uma iluminação mais precisa.

Criando ambientes funcionais e confortáveis

Cada cômodo da casa tem suas próprias necessidades de iluminação. Aqui estão algumas dicas para iluminar os principais ambientes da sua casa:

Sala de estar: você pode combinar iluminação geral com luzes de tarefa em áreas de leitura e luzes de destaque para realçar elementos decorativos.

Cozinha: luzes neutras para uma visão clara das áreas de trabalho.

Quarto: luzes quentes são ideais para criar um ambiente relaxante. Abajures de cabeceira com iluminação de tarefa são perfeitos para leitura.

Banheiro: luzes neutras ou frias podem ser uma boa opção na hora da maquiagem e barbear.

Ao considerar o tipo de iluminação e a temperatura da cor, você pode transformar cada cômodo da sua casa em um ambiente perfeito para todas as suas atividades diárias. Quer mais conteúdos como esse? Então não deixe de acompanhar o nosso blog e conferir tudo que tem por lá. 

Veja mais

Como deixar a cozinha do seu apartamento mais elegante

A cozinha é muitas vezes o coração do lar, um espaço onde refeições são preparadas, histórias são compartilhadas e memórias […]

Família grande? Saiba o que priorizar na hora de comprar um imóvel

Escolher um imóvel para uma família grande pode ser um verdadeiro desafio, já que acomodar todos com conforto em um […]

Descubra qual bairro de Maceió mais combina com você

Maceió, a capital de Alagoas, é uma cidade repleta de beleza natural, cultura e bairros que chamam bastante atenção.  Se […]

Receba nossas novidades

Participe da comunidade e receba uma seleção com os nossos
melhores conteúdos sobre design, arquitetura, comportamento
e o mercado de imóveis em Maceió.