A Construtora Record tem mais uma conquista a comemorar. E não se trata de um novo empreendimento ou prêmio de destaque. Estamos falando da aula inaugural do projeto Escola no Canteiro de Obras, que teve início esta semana nos canteiros do Ed. Versa Ponta Verde e do Harmony Medical Farol, em Maceió (AL).
No Versa um grupo de 28 trabalhadores (incluindo três da Construtora Contemporânea) aceitou o desafio de reservar duas horas do seu dia para aprender formalmente a ler e a escrever. No Harmony Farol foram outros 16 matriculados. São profissionais com idade entre 19 e 53 anos das mais diversas áreas.
Além da psicóloga Lucidéa Tenório, mentora do projeto, prestigiaram o evento no Versa Ponta Verde o diretor técnico da Record Caetano Ximenes, o superintendente da Ademi-AL Everaldo Figueiredo, além de representantes da Contemporânea e da Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo EJAI (Programa de Educação de Jovens e Idosos).
Na aula inaugural do Harmony Farol, o depoimento da professora Raquel do Nascimento Santos, que administrará as aulas, foi o mais tocante: “Nunca vi tanta dedicação e amor de um grupo interessado em estudar. Estou sem chão. Estou emocionada”
Mais sobre o projeto – Durante dois anos os alunos dedicarão 2 horas para a alfabetização e 1 hora para o projeto de vida, que apontará caminhos para a pós alfabetização. Receberão certificado do conclusão do Ensino fundamental, livros didáticos e direito a passe estudantil.
Paralelo à alfabetização, os participantes terão aulas profissionalizantes e poderão optar entre atividades como pedreiro, manicure, torneiro mecânico, empreendedorismo entre outros.
A cozinha é muitas vezes o coração do lar, um espaço onde refeições são preparadas, histórias são compartilhadas e memórias […]